Elas são temidas onde quer que estejam

Sou eu que manda aqui

A barata, todo mundo sabe, é o bicho mais escroto e horripilante que existe na face da Terra. Ao contrário do rato, por exemplo, a barata corre ou voa para cima de você sem muita cerimônia.

Alta velocidade de reprodução

Um casal de B. germanica pode produzir em condições ideais no período de um ano, cerca de 10.000 indivíduos considerando-se a primeira e segunda gerações.


Nem todas são gringas

Das cerca de 4.000 espécies da Ordem Blatodea encontradas no mundo, apenas cerca de 70 ocorrem nos Estados Unidos.


Nojentas!

Pessoas, especialmente crianças, que não lavam bem os lábios após a última refeição, podem sofrer com as baratas que vem se alimentar de resquícios de alimento em seus lábios, podendo causar um tipo de erupção dérmica, denominada Herpes blattae. Da mesma maneira os cílios, unhas e ferimentos expostos também estão sujeitos à ação roedora das mandíbulas das baratas.


Perfume Importado

As baratas produzem secreções odorosas de vários pontos de seu corpo, a fim de demarcarem o ambiente. Este cheiro pode alterar o sabor dos alimentos tocados por ela. Quando a infestação é alta, seu cheiro pode ficar impregnado no ambiente e pessoas podem detectar sua presença pelo odor.


Camasutra bem diferenciado

As baratas se acasalam mantendo o corpo em oposição, ou seja, uma extremidade caudal junta da outra.


Estou com dor de cabeça

Se não houver o macho, algumas espécies de barata podem ser reproduzir partogeneticamente, ou seja, sem a intervenção do macho. Neste caso, a maioria dos os ovos postos por fêmeas que não se acasalaram não chegarão a eclodir e aqueles que formarem ninfas irão produzir novas gerações unicamente de fêmeas.


Nem me pega!

As baratas não são bons insetos voadores, sendo o meio de disseminação mais comum é propiciado pelo próprio homem. As baratas escondem-se em engradados, caixas e sacos, atingindo o mundo todo.


Vivendo no Buraco

As baratas despendem cerca de 75% de seu tempo no interior de fendas e rachaduras. Os locais preferidos estão próximos de uma fonte de alimento e água, com calor e alta umidade relativa.


Vivendo no Buraco - 2

As baratas devido ao seu corpo chato podem se esconder em frestas bem pequenas.

Estágio de Desenvolvimento e Medida da abertura (fresta)
ninfa de 1º e 2º estádios
0,5 mm
Ninfa de 4º estádio
1,0 mm
macho adulto
1,6 mm
fêmea adulta com ooteca
4,5 mm


Passar fome nunca

São onívoras, ou seja, comem de tudo que tenha algum valor nutritivo para elas. São particularmente atraídas por alimentos doces, gordurosos e de origem animal. No entanto, podem se alimentar de queijos, cerveja, cremes, produtos de panificação, colas, cabelos, células descamadas da pele, cadáveres, matérias vegetais.


Vomitar antes da refeição

Quem se lembra do filme “A Mosca”, se lembra do ator principal regurgitando um líquido para poder comer alimentos sólidos. As baratas precisam fazem o mesmo: regurgitam líquido de sua boca ao comer, para digerirem o alimento e poderem ingeri-lo.


Highlander nós? imagina!!!

Como pode um bicho morrer com uma chinelada e sobreviver a altas doses de radiação? A barata é um dos seres ideais para se testar os limites do corpo. Ela foi usada nos experimentos que definiram a quantidade de radiação e limites de gravidade suportados pelos astronautas.
Enquanto um ser humano agüenta 12 vezes a força da gravidade na Terra (seus órgãos entram em colapso com uma força gravitacional 18 vezes maior), as baratas suportam até 126 vezes.

Em relação à radiação, enquanto o limite para os humanos é de 600d, as baratas sobrevivem a doses por volta de 3200 rads.
O tempo em que essas pequenas criaturas suportam a radiação é incrível e dão a elas o título de quase imortais.

Seja o primeiro a Comentar!