Disney fornece apoio a Marvel contra a família de Jack Kirby

Em setembro do ano passado, pouco depois da Disney informar que compraria a Marvel, os quatro filhos do quadrinista Jack Kirby processaram a editora pelos direitos autorais sobre as criações do pai - os personagens mais famosos da Marvel. Em janeiro, a Marvel contra atacou processando os herdeiros, alegando a ação como absurda. E, em março, os herdeiros entraram em ação novamente.

Dessa vez, o processo toma um rumo preocupante para o lado Kirby: a Disney, agora já proprietária da Marvel, resolveu se mexer e enviou um memorando declarando o apoio à editora e faz pedidos ao juiz responsável pelo caso.

A principal ordem é que não se faça a contabilidade dos lucros a que os herdeiros Kirby teriam direito até que sua alegação seja validada. Critica-se também o direito que os herdeiros teriam de receber as páginas originais de Kirby de volta, além de creditar o nome dele nos filmes do Hulk e dos X-Men.

Em meio a essa situação, o Hollywood Reporter publicou o memorando completo, com todas as considerações da Disney sobre o caso.

Lembrando que a Disney, além de ter vencido diversos processos como esse ao longo dos anos, tem lobby forte até para mudança de leis sobre direito autoral - o que lhe garante, por exemplo, os direitos sobre os primeiros filmes de Mickey, da década de 1920, até hoje.


Via: 8)

Seja o primeiro a Comentar!