Nintendo 3DS pode ter uma rigorosa trava contra pirataria


Durante esse fim de semana ocorreu o mega evento brasileiro – Game World, ligado a indústria dos videogames. Uma das atrações mais prestigiadas e testadas pelo público que estava no local, com certeza, era o impressionante Nintendo 3DS ( novo portátil da Nintendo que faz uso do 3D sem nessecidade de óculos especiais ). Em meio a isso, surgiu uma característica do aparelho que logo foi e continua sendo comentada por várias pessoas até agora...

Aparentemente, há um sistema no firmware do aparelho que registra todos os passos do usuário - do "ligar" aos comandos de menus e jogos, até o desligar. Esse sistema levantaria também dados para travar o console portátil, caso o usuário tente usá-lo para rodar jogos piratas ou mexer nos programas instalados para destravá-lo, já que isso significaria uma quebra de contrato de utilização do Nintendo 3DS.

Paralelamente, circula na Internet uma notícia divulgada através de uma revenda, a japonesa Enterking, que confirma tal possibilidade. A loja afirma que existe um gatilho no hardware, que fica registrado na memória e não pode ser apagado - essa informação serviria inicialmente para bloquear qualquer tentativa de uso da garantia do portátil. De acordo com outras fontes, esse recurso pode destruir o aparelho caso a Nintendo deseje punir infratores - evitando assim a disseminação de jogos piratas via cartão de memória, como aconteceu amplamente com o Nintendo DS.

A única declaração da Nintendo sobre o assunto foi ao Eurogamer: “Nós não discutiremos os detalhes de segurança do produto (por razões óbvias) e também não discutiremos as medidas contra pirataria disponíveis no Nintendo 3DS. O console tem a tecnologia mais moderna possível para proteger o trabalho criativo nos softwares e também o sistema do Nintendo 3DS em si".

O lançamento ocidental do Nintendo 3DS acontece em 27 de março. Por hora, a Nintendo do Brasil ainda não definiu preços ou data de lançamento, mais afirmou que logo-logo o fará.


Via:

Seja o primeiro a Comentar!