Hollywood tenta fazer a bastante tempo com os games o mesmo sucesso que conseguiu com os quadrinhos


Já não é segredo para ninguém que Hollywood encontrou nos super-hérois dos quadrinhos uma enorme fonte de idéias e novos projetos, todos capazes de proporcionar uma verdadeira mina de ouro. Longas baseados em HQs tornam-se com frequência campeãs de bilheteria no mundo todo. De nomes conhecidos como Homem Aranha e Superman até obras não tão conhecidas como 300, esses filmes atraem facilmente o investimento de monumentais estúdios. Diretores consagrados e muitas vezes são até alvos de disputa de astros. Más, além dos quadrinhos, Hollywood também tem tentado beber de outra fonte. Um universo igualmente rico(se não mais), repleto de personagens emblemáticos e carismáticos que movimentam bilhões de dólares anualmente: os videogames. Mas, ao contrário dos quadrinhos, os filmes baseados em games não têm alcançado o mesmo pretígio e retorno nas bilheterias, assim como resultam em produções abaixo da crítica.

O primeiro filme baseado em um jogo de videogame foi Super Mario Bros, de 1993. Bob Hoskins foi encarregado de dar vida ao encanador bigodudo, nessa época muita gente acreditava que a fama do personagem seria o bastante para dar certo nas telonas. Pois é, não deu. Sabemos que erros acontecem e que devemos
aprender com eles para que não venham acontecer novamente. Mesmo assim, o fracasso de Super Mario Bros poderia ter servido como lição para Hollywood, que depois dele dezenas de outros filmes baseados em games saíram dos estúdios diretamente para o fracasso lamentável nas bilheterias. Em 1995, saem dois dos piores exemplos da categoria: Double Dragon e Street Fighter, este último era formado por um elenco de estrelas, todas elas morrendo de vergonha hoje de ter esse filme no currículo.










Depois disso, as coisas até que começaram a melhorar um pouco, mais ainda assim, péssimas produções, em meio a outras até que não tão ruins, não chegaram a ser exatamente um avanço. Mortal Kombat (1995) parecia ser uma luz no fim do túnel para o gênero. Infelizmente acabou vindo acompanhado por monstruosidades como Wing Comander - A batalha final(1999) que aparecia para acabar com essa evolução. Em seguida era vez de Tomb Raider emplacar (2001) conseguiu, o que nenhum outro filme conseguiu nas telonas antes(ir bem nas bilheterias e ser elogiado pela crítica), sua própria sequência, em 2003, tratou de levar quase tudo à estaca zero novamente. O que veio a seguir foi uma verdadeira lista de filmes de envergonhar qualquer jogador. House of the Dead(2003), acabando em seguida com Alone in the Dark(2007), Postal e finalmente Far Cry(2008).


Apesar de tantos e tantos erros Hollywood ainda não desistiu dos games pois, já não é segredo para ninguém que a indústria dos jogos eletrônicos fatura mais do que a do cinema - por ano faturam cerca 20 bilhões de dólares ou mais. De olho nessa montanha de dinheiro é que surgem notícias como a Microsoft anunciando que Peter Jackson cuidaria da adaptação de Halo nos cinemas. Entretanto uma série de problemas engavetou a produção. Se Halo era um sonho distante, outros como Max Payne, estrelado por Mark Wahlberg e com direção de John Moore( do remake A Profecia), o filme foca o que o game tem de melhor. Mesmo que o resultado fique longe da intenção. Quando foi lançado, em 2001, Max Payne introduziu nos videogames o "bullet time", ou seja, o efeito de câmera lenta que consagrou a fama de Matrix.

Assim como nos quadrinhos, basta um novo lançamento gamístico ter algum potencial para rapidamente algum estúdio já ser dono da licença e transformá-lo em filme. Um dos próximos filmes da lista é Street Fighter: The Legend of Chun-Li, no qual o diretor de Doom: A Porta do Inferno, Andrzej Bartkowiak, transforma a lindíssima Kristin Kreuk (a Lana de Smallville) na lutadora Chun-li tentando apagar de vez as memórias que ligam ao filme passado de Street Fighter. Outro na fila que promete é baseado no game de luta: Tekken, com o elenco recheado de nomes faixa-preta em alguma arte marcial e sem história com Hollywood.A verdade é que nada disso empolga muito, mas a cada dia, nomes consagrados estão sendo ligados a esse ou aquele game, podendo em breve estar no cinema. A superprodução Prince of Percia: Sands of Time é um bom exemplo, prevista para estréiar em 2010, conta com a produção de Jerry Bruckheimer(Piratas do Caribe) e direção de Mike Newell(Harry Poter e o Cálice de Fogo), além Jake Gyllenhaal(O Segredo de Brokeback Mountain) no papel principal. A Disney, responsável pela produção apostam que será um sucesso assim como foi o filme Piratas do Caribe.

A lista é extensa nas apostas de levar os games para as telonas, entre nomes que vão desde campeões de vendas como Gears of War e Metal Gear Solid, até idéias esquisitas como The Sims, Pac-Man e Lost Planet. Paul W. Anderson (Mortal Kombat e Resident Evil) continua apostando no universo dos games, trabalhando no adiado Spy Hunter e produzindo Castlevania, série que envolve uma família caçadores de vampiros. God of War, um dos grandes sucessos dos games está nas mãos da Universal, que tem Brett Ratner (X-men-O Confronto Final) ligado ao projeto. BioShock, ficção cintífica retrofuturista terá a direção de Gore Verbinski(Piratas do Caribe). Vendo as coisas caminhar por esse lado, podemos dizer que nem tudo está perdido nas adaptações de games para os cinemas e que se os quadrinhos conseguiram já é mais do que na hora dos games repetir a façanha e cumprir a missão.


"Os que se sairam bem!!!"

1. Mortal Kombat(1995). O filme que realmente deu certo e foi elogiados pelos fãs de videogame.Com a direção de Paul W.S Anderson, o filme cumpriu uma regra fundamental: não inventar moda com o enredo do game porque, se o jogo gira em torno de um torneio secreto de artes marciais, é sobre isso que o filme deve tratar.


2. Lara Croft:Tomb Raider(2001). A bela Angelina Jolie ainda não era tão megaestrela quando incorporou a maior musa dos games, a arqueóloga Lara Croft. As cenas de ação, bem produzidas com Jolie, garantiram uma boa bilheteria.




3. Resident Evil-O Hóspede Maldito(2002). Após sete anos, Paul W.S Anderson volta a encarar um filme sobre games. Apostando em lugares conhecidos no game como-laboratório secreto e corrupto que desenvolve vírus capaz de transformar seres vivos em zumbis. Além disso o filme é recheado de referências com a série.



4. Doom-A Porta do Inferno(2005). A Universal colocou atores numa trama onde envolve enfrentar demônios no espaço, numa adaptação que empolgou os fãs precisamente.


5. Terror em Silent Hill(2006). Esse é o que merece melhor destaque para referências de como uma adaptação de um game pode ficar excelente. Apesar de não ter ido bem nas bilheterias, conquistou fãs e leigos apaixonados por um bom filme de terror. Possui uma trama bem fiel ao jogo, personagens e monstros muito bem caracterizados e reprodução detalhista da cidade de Silent Hill. Fica de exemplo para as futuras adaptações.

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