O segredo do invento está num novo dispositivo que recebe carga 100 vezes mais rápido do que uma bateria convencional, podendo ser utilizado em celulares, computadores portáteis, iPods e câmeras digitais.
A mesma tecnologia também poderá ser usada para permitir que um carro elétrico tenha mais autonomia de uso, eliminando um dos maiores obstáculos para o meio ambiente: o uso de um combustível mais limpo. Além disso, a equipe envolvida no desenvolvimento afirma que sua invenção utiliza materiais que já estão disponíveis, tornando mais simples a produção em massa da bateria.
Ao que parece, o modelo de bateria de lithium-fer-fosfato (LiFePO4) será menor e muito mais leve do que os modelos atuais. Atualmente, as baterias de LiFePO4 permitem armazenar grandes quantidades de energia, mas os processos de carga e descarga consomem várias horas.
O Daily Mail informou que, com a descoberta de Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, cientistas do MIT, uma bateria de carro poderá, desde que tenha um carregador adaptado, ser recarregada em apenas cinco minutos, contra as seis ou oito horas que demoram hoje em dia.
Seja o primeiro a Comentar!
Postar um comentário