Estava de bobeira na net, quando derrepente me deparo com esse vídeo lá no TioTube. Nossa!!! Esse vídeo me fez me lembrar de uma época em que eu vivia viajando na maionese, imaginando ser igual aos personagens que esses caras contracenavam. O vídeo trata-se de uma entrevista realizada para tv japonesa com os principais atores do seriado Jaspion, mais precisamente assim que o elenco terminou todas as gravações.
Para quem não se lembra, não teve oportunidade ou então nem sonhava em nascer, "Jaspion é um herói criado para um seriado de tv na década de 80 no estilo tokusatsu ( seriados que passam hoje em dia no estilo PowerRangers, apesar de hoje em dia esse gênero ter sido estraçalhado pelas vergonhosas adaptações americanas, que não passam de meras cópias mal acabadas da versão original japonesa)".
Pode se dizer que é graças a ele e outros como - Changeman, Ultraman, Jiraya e cia, que o mercado brasileiro começou abrir suas portas para diversos seriados que até hoje são cultuados não só no Brasil, mais em todo mundo. Por aqui os seriados eram transmitido pela extinta rede Manchete. Uma emissora diferente, inteligente, aberta, ousada e livre que exibia em sua grade de programação, diversos seriados do gênero.
História
A saga de Jaspion se inicia quando o sábio Edin (Edgin, na versão original japonesa) encontra o garoto entre os escombros de uma nave espacial na qual seus pais morreram juntos por causa de um acidente. Edin cria Jaspion por vários anos sabendo que este seria o guerreiro celestial encarregado de destruir o mal criado por Satan Goss.
Jaspion, já na adolescência, compreende o seu destino e aceita de Edin as armas e a andróide Anri que seu mentor construiu para esse confronto contra Satan Goss. Ele seria encarregado de encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o Planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss. Entre as suas armas estava a armadura Metaltex, que aparecia a um comando mental seu, e a nave Daileon, que também se transformava em um enorme robô gigante.
Em seus vários combates, Jaspion e Anri fizeram vários aliados, como a pequena alienígena Miya, o agente da polícia espacial Boomerman (Boomerang, no original) e o professor Nambara.
Num dia, Jaspion monitorava o planeta Terra e um feixe de luz quase o cega. Edin diz que aquilo era o sinal que estava presente na Bíblia Galáctica, e que ele é o guerreiro escolhido para juntar cinco crianças e um bebê que farão surgir o Pássaro Dourado, capaz de derrotar Satan Goss. Jaspion aceita a nova missão e vai em busca das crianças.
A luta chega ao seu auge quando Jaspion enfrenta MacGaren (Mad Galant, no original), filho de Satan Goss, de igual para igual. Jaspion liquida MacGaren com um ataque certeiro com sua Cosmic Laser. MacGaren chama pelo seu pai antes de morrer, o que deixa Satan Goss furioso com Jaspion e pronto para a luta final.
A luta se torna intensa, mas Edin se sacrifica ao tentar segurar Satan Goss para que Jaspion juntasse o bebê e as cinco crianças irradiadas pela luz. Jaspion sabia que ainda não tinha encontrado o bebê e tenta se vingar da morte de seu mentor numa luta decisiva dentro de Daileon contra Satan Goss. Durante a luta o Pássaro Dourado aparece e se torna uma espada gigante para ser usada por Daileon. Eles continuam a lutar mas, quando Daileon tenta executar o movimento que Jaspion usa para acabar com seus inimigos, o golpe Daileon Cosmic Laser, Satan Goss se esquiva e Daileon não consegue acabar com a luta.
Um enorme terremoto surge e o chão se divide em dois, de onde sai um ovo que emana a luz dourada que dá à espada de Daileon a força suficiente para derrotar Satan Goss. Satan Goss fica paralisado pela luz irradiada pelo ovo dourado, possibilitando assim que Daileon acerte o golpe final Daileon Cosmic Laser. A vitória é conseguida com muito custo e Jaspion vê que dentro do ovo estava um bebê. Ele e Anri decidem cuidar da criança, assim como Edin fez com ele.
Bem depois desse pequeno texto, é possível ver claramente que os seriados japoneses sempre possuíram um conteúdo relativamente brilhante e magnífico, fazendo a mixagem de diversos elementos da fantasia ou da própria cultura japonesa, através de seus personagens que conseguem passar ao público – emoção, carisma, umildade, persistência, garra, determinação, lealdade, amizade, fé, esperança...Além de muitos e muitos outros adjetivos. Que utilizam como percussor a exploração de cenas desde as mais simples, até as mais remotas do nosso cotidiano. Fazendo assim e atraindo principalmente crianças, jovens e até adultos, que se vêm enquadrados em uma dessas cenas que são parecidas ou iguais as do seu dia-a-dia.
Confiram a abertura original desse eterno e inesquecível seriado e também a luta memorável entre Jaspion e o vilão MacGaren.
Seja o primeiro a Comentar!
Postar um comentário